O poliestireno (PS) é um termoplástico que está disponível na forma de plástico sólido ou de espuma rígida. O PS é um material muito versátil, econômico, resistente e que apresenta uma boa resistência ao impacto. Além de ter um fácil processamento, pode ser moldado e pode ser usado em uma enorme variedade de aplicações.

Para que o PS serve?

Como um plástico rígido e sólido, é frequentemente usado em produtos que exigem clareza, como embalagens de alimentos e utensílios de laboratório. Quando combinado com corantes, aditivos ou outros plásticos, o poliestireno é usado para fazer eletrodomésticos, eletrônicos, peças de automóveis, brinquedos, vasos e equipamentos de jardinagem e muito mais. Já a espuma de poliestireno é popularmente conhecida como isopor. O poliestireno está disponível também em folhas, bobinas e vários outros formatos. 

Quais são as características do poliestireno?

Dependendo do tipo de PS, ele pode ser um material “termoplástico” ou “termofixo”. Os termos têm a ver com a forma como o plástico responde ao calor. Os materiais termoplásticos tornam-se totalmente líquidos no ponto de fusão (210-249 graus Celsius no caso do poliestireno), mas começam a fluir no ponto de transição vítrea (100 graus Celsius para PS). Um importante atributo útil dos termoplásticos é que eles podem ser aquecidos até seu ponto de fusão, resfriado e reaquecido novamente sem degradação significativa. Em vez de queimar, os termoplásticos se liquefazem, o que permite que sejam facilmente moldados por injeção e posteriormente reciclados. Os plásticos termofixos, por outro lado, não podem ser ressolidificados uma vez que já foram moldados em sua forma sólida.

Assim, os plásticos termofixos só podem ser aquecidos uma vez (normalmente durante o processo de moldagem por injeção). O primeiro aquecimento faz com que os materiais termofixos endureçam (semelhante a um epóxi), resultando em uma mudança química que não pode ser revertida. Se você tentar aquecer um plástico termofixo até uma temperatura alta uma segunda vez, ele simplesmente queimará. Essa característica torna os materiais termofixos candidatos ruins para reciclagem.

Quais são os tipos de chapas de PS?

Poliestireno de alto impacto (PSAI)

O PSAI é resultado das tentativas para melhorar a resistência ao impacto deste material. Colocando elastômeros em proporções variadas e variando o teor do elastômero que é incorporado ao polímero, chega-se aos poliestirenos de médio e alto impacto.

O poliestireno de alto impacto se destaca por ser a opção mais econômica existente no mercado e ter inúmeras aplicações, por exemplo: termoformagem (o poliestireno através de moldes e temperatura fica no formato desejado), impressão (digital e serigrafia) e painéis para fechamentos (móveis, divisórias, caixas, gavetas, etc.).

O PS é largamente utilizado na comunicação visual (interna), porque adere bem à tinta no processo de serigrafia, bem como na confecção de placas com vinil adesivo. 

Poliestireno Cristal

O poliestireno cristal tem um baixo custo, é facilmente moldado em alta temperatura, pode ser colorido, possui transparência similar ao vidro, a alta resistência ao calor e a baixa densidade.

Esse tipo de poliestireno encontra-se presente, principalmente na fabricação de produtos descartáveis como copos plásticos, baldes, embalagens de alimentos entre outros. 

Entretanto, o poliestireno cristal resina também pode ser utilizado em chapas extrudadas, capa de brilho, brinquedos, materiais escolares, eletrodomésticos, materiais de escritório, entre outros. Além do setor industrial, a construção civil também faz uso do poliestireno cristal resina.

PS leitoso ou luminária

A diferença que há do Poliestireno leitoso para Luminária é que o mesmo recebe uma pigmentação branca para uso em luminárias em elevadores, shopping centers, residências, etc.

PS AI tricamada

O poliestireno tricamada é uma material que oferece resistência mecânica a impactos, é maleável e de fácil manuseio.
E feito com camadas internas recicladas e externas virgens. Permite molde a vácuo, usinagem, perfuração e dobra. Por usar material reciclado em sua composição, seu custo é menor que de outras chapas.

PS AI colorido

São as  chapas de poliestireno de alto impacto feitas de material colorido.

Plástico de Poliestireno

Este tipo de poliestireno é frequentemente bastante frágil quando é desenvolvido, mas é altamente resistente a impactos, especialmente quando combinado com outros materiais. Como resultado, esse plástico é frequentemente usado em aplicações de proteção, normalmente como janelas e telas para dispositivos eletrônicos.

Filme de Poliestireno

Finalmente, o filme é usado em uma variedade de finalidades de embalagem. O filme de poliestireno pode frequentemente ser formado a vácuo, esticado sobre um produto específico e selado para evitar que o ar vaze ou entre.

Onde comprar chapa de PS?

Para mais informações sobre as Chapas de PS da Isoforma ou para solicitar um orçamento, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos vendedores através do Whatsapp ou preencher nosso Formulário de Consulta Online. Entraremos em contato com você o mais breve possível!