O poliestireno (PS) é um termoplástico disponível em plástico sólido ou espuma rígida. Trata-se de um material bastante versátil, econômico e resistente. Além de ter um fácil processamento, pode ser moldado e usado em uma enorme variedade de aplicações.
Como um plástico rígido e sólido, é frequentemente usado em produtos que exigem transparência, como embalagens de alimentos e utensílios de laboratório.
Quando combinado com corantes, aditivos ou outros plásticos, o poliestireno é usado para a produção de eletrodomésticos, eletrônicos, peças de automóveis, brinquedos, vasos, equipamentos de jardinagem e muito mais. Já a espuma de poliestireno é popularmente conhecida como isopor. Além disso, o poliestireno pode ser encontrado em outros formatos, como folhas e bobinas.
Dependendo do tipo de PS, pode ser um material “termoplástico” ou “termofixo”, segundo as reações que o plástico tem ao entrar em contato com o calor.
Os materiais termoplásticos tornam-se totalmente líquidos no ponto de fusão (210 a 249° C no caso do poliestireno), mas começam a fluir no ponto de transição vítrea (100° C para PS).?
Um importante atributo útil dos termoplásticos é que eles podem ser aquecidos até seu ponto de fusão, resfriado e reaquecidos novamente, sem degradação significativa. Em vez de queimar, os termoplásticos se liquefazem, característica que possibilita a fácil moldagem por injeção e reciclagem posterior. Os plásticos termofixos, por outro lado, não podem ser ressolidificados, uma vez que já foram moldados em sua forma sólida.
Assim, os plásticos termofixos só podem ser aquecidos uma vez (normalmente durante o processo de moldagem por injeção). O primeiro aquecimento faz com que os materiais termofixos endureçam (semelhante a um epóxi), resultando em uma mudança química que não pode ser revertida. Se você tentar aquecer um plástico termofixo até uma temperatura alta uma segunda vez, ele simplesmente queimará. Essa característica torna os materiais termofixos candidatos ruins para reciclagem.
O PSAI é resultado das tentativas para melhorar a resistência ao impacto deste material. Colocando elastômeros em proporções variadas e variando o teor do elastômero incorporado ao polímero, chega-se aos poliestirenos de médio e alto impacto.
O poliestireno de alto impacto destaca-se por ser a opção mais econômica existente no mercado e ter inúmeras aplicações, por exemplo: termoformagem (o poliestireno, por meio de moldes e temperatura, fica no formato desejado), impressão (digital e serigrafia) e painéis para fechamentos (móveis, divisórias, caixas, gavetas, etc.).
O PS é largamente utilizado na comunicação visual (interna), porque adere bem à tinta no processo de serigrafia, bem como na confecção de placas com vinil adesivo.?
O poliestireno cristal tem um baixo custo, é facilmente moldado em alta temperatura, pode ser colorido, possui transparência similar ao vidro, a alta resistência ao calor e a baixa densidade.
Esse tipo de poliestireno encontra-se presente, principalmente na fabricação de produtos descartáveis como copos plásticos, baldes, embalagens de alimentos entre outros.?
Entretanto, o poliestireno cristal resina também pode ser utilizado em chapas extrudadas, capa de brilho, brinquedos, materiais escolares, eletrodomésticos e materiais de escritório, entre outros. Além do setor industrial, a construção civil também faz uso do poliestireno cristal resina.
A diferença do poliestireno leitoso é a pigmentação branca, permitindo assim o uso do material em luminárias de elevadores, shopping centers, residências, etc.
O poliestireno tricamada é um material que oferece resistência mecânica a impactos, maleável e de fácil manuseio.
É feito com camadas internas recicladas e externas virgens. Permite molde a vácuo, usinagem, perfuração e dobra. Por usar material reciclado em sua composição, seu custo é menor que de outras chapas.
São as chapas de poliestireno de alto impacto feitas de material colorido.
Este tipo de poliestireno é frequentemente bastante frágil quando desenvolvido, mas altamente resistente a impactos, especialmente quando combinado com outros materiais. Como resultado, é um plástico frequentemente usado em aplicações de proteção, como janelas e telas para dispositivos eletrônicos.
O filme de poliestireno é usado em embalagens de diversas finalidades. Pode frequentemente ser formado a vácuo, esticado sobre um produto específico e selado para evitar que o ar vaze ou entre.
Para mais informações sobre as chapas de poliestireno PS da Isoforma ou para solicitar um orçamento, entre em contato com um de nossos vendedores pelo Whatsapp ou preencha nosso Formulário de Consulta Online. Entraremos em contato com você o mais breve possível!